Coordenador : Andrei Bonamigo
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388538.2206.335359.07012023
Departamento/Setor: VEP
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo compreende gerentes, supervisores e funcionários das áreas de logística/PCP, produção, processo, suprimentos, qualidade, engenharia, gestão, economia, administração, contabilidade, área de saúde e serviços, comércio, e alunos de graduação.
Local de atuação: O curso será ofertado em dias e horários conforme concentrar a demanda. O curso poderá ser ofertado internamente e/ou externamente (in company presencial) à UFF, bem como em outros países, diferentes do Brasil. Propõe-se também a modalidade de turmas no modelo EAD, ou seja, turmas remotas, que serão ofertadas sob demanda identificada pela coordenação do projeto. Os cursos em ambiente EAD oferecem flexibilidade para a capacitação dos alunos e tem abrangência nacional e internacional e permitirá a atuação de formação de pessoal pela UFF, para suprir a lacuna de formação executiva.
Objetivo
O objetivo principal deste projeto é ofertar um curso de qualificação profissional modular baseado na Engenharia da Produção e Engenharia da Qualidade para a comunidade em geral. Os objetivos específicos são: • Disseminar o conhecimento científico por meio de qualificação profissional por meio de formação executiva; • Contribuir para aprimorar a gestão de sistemas produtivos e prestadores de serviço em geral por meio do conhecimento científico; • Fortalecer a relação da UFF junto à comunidade externa no setor público e privado; • Motivar os participantes a desenvolverem iniciativas aplicadas a sua realidade profissional por meio de soluções científicas; • Atender as lacunas da sociedade civil, entidades públicas e privadas por meio do conhecimento acadêmico e técnicas de gestão com embasamento científico. • Capacitar pessoas e organizações para oferecerem melhores resultados nas suas atividades profissionais e atendimento ao público em geral; • Criar um ambiente de difusão do conhecimento em ambiente presencial e on-line, utilizando-se de técnicas modernas de transferência do conhecimento e interação com a sociedade externa da UFF. • Oferecer flexibilidade ao estudante para escolher entre os módulos oferecidos aquele que melhor se adeque a sua formação executiva, sendo no mínimo necessário realizar quatro módulos para obter o certificado de Gestor Executivo em Produção e Serviços Empresarias. Além disso, a cada módulo o aluno receberá um certificado de Aperfeiçoamento na área que ele escolher, não necessariamente será obrigado a cursar todos os módulos. Isso permite atender as necessidades especificas dos alunos e dos interessados no curso modular, trazendo uma inovação no processo de formação executiva dentro do UFF.
Resumo
Compreende o escopo dos trabalhos: Ofertar cursos de extensão distribuído em módulos independentes, com carga horária individual de 40horas. Os cursos serão ofertadow em dias e horários conforme concentrar a demanda. O curso poderá ser ofertado internamente e/ou externamente (in company presencial) à UFF, bem como em outros países. Propõe-se também a modalidade de turmas no modelo EAD, ou seja, remoto, os quais serão ofertadas sob demanda identificada pela coordenação do projeto. Os cursos em ambiente EAD oferecem flexibilidade para a capacitação dos alunos e tem abrangência nacional e internacional e permitirá a atuação de formação de pessoal pela UFF em diversas partes do mundo, para suprir a lacuna de formação executiva. Para o presente ano, estão programadas as seguintes turmas: - Ferramentas para Gestão de Riscos (ênfase em Portos), 40h; - Descomissionamento de Plataformas Offshore e Reciclagem de Navios e Embarcações Fluviais, 40h; - Gestão e Operação Portuária - Básico 40h; - Gestão e Operação Portuária - Avançado, 40h - Gestão e Operação Portuária - ESG, 40h.